Detox, dieta detoxificante e processo de detoxificação – você sabe a diferença?

Com a moda da Detox o termo se banalizou e passou a ser usado por produtos e programas sem fundamentos. Mas, existe sim alimentos que estimulam a detoxificação do nosso corpo e podem beneficiar nossa saúde.

O que é detoxificação?

Detoxificar é eliminar sustâncias tóxicas do nosso corpo. O corpo faz naturalmente este processo, mas pode se tornar incapaz de eliminar estas substâncias de forma adequada quando:

1) Somos expostos há uma quantidade alta de poluentes (agrotóxicos, plásticos, fumaça, metais pesados, químicos, corantes, medicamentos, álcool, panelas de alumínio ou panelas antianderente gastas);

2) Quando há deficiência de nutrientes, impedindo com o que o corpo faça seu trabalho corretamente;

A maioria das toxinas são lipossolúveis, ou seja, se acumulam no tecido adiposo do nosso organismo. Em um processo de emagrecimento, quando há quebra deste tecido, há também maior liberação destas toxinas que estavam armazenadas, aumentando a exposição tóxica do corpo.

Os agrotóxicos são umas das principais substâncias tóxicas em que temos contato constante, através da alimentação.  Estes são os alimentos com maior teor de agrotóxicos no Brasil. Se você não puder comprar estes alimentos orgânicos, é melhor restringir o consumo.

 

Como o corpo faz a detoxificação?

O processo de eliminar algo tóxico passa por algumas etapas dentro do nosso corpo. É como se nosso corpo fosse lapidando aquela substância até que ela seja eliminada.  Neste processo, quem faz a lapidação são nossas enzimas do fígado, que precisam de muitos nutrientes para isso. Fazendo uma analogia, caso falte algum destes nutrientes, estes compostos tóxicos ficarão mal lapidados, sendo mais pontiagudos e ainda mais tóxicos para o corpo do que em sua forma original.

Só para você ter uma noção, veja a quantidade de nutrientes envolvidos no processo de detoxificação.

Por onde o corpo elimina suas toxinas?

Os principais órgãos de eliminação do corpo são o fígado (que faz todo o processo de transformação e  elimina as substâncias pela bile), intestino (fezes), rins (pela urina) e pele (suor, lágrimas). Uma adequada saúde intestinal, assim como um bom funcionamento intestino é essencial, caso contrário o corpo reabsorve o que está tentando eliminar (para saber mais sobre permeabilidade intestinal). A pele é outra via que pode ser estimulada com saunas, esfoliação e estímulos de suor, como atividade física aeróbica, por exemplo.


Por onde o corpo elimina suas toxinas?

Os principais órgãos de eliminação do corpo são o fígado (que faz todo o processo de transformação e  elimina as substâncias pela bile), intestino (fezes), rins (pela urina) e pele (suor, lágrimas). Uma adequada saúde intestinal, assim como um bom funcionamento intestino é essencial, caso contrário o corpo reabsorve o que está tentando eliminar (para saber mais sobre permeabilidade intestinal). A pele é outra via que pode ser estimulada com saunas, esfoliação e estímulos de suor, como atividade física aeróbica, por exemplo.

O suor é uma forma de eliminar toxinas do nosso corpo

 

O que seria uma dieta de detoxificação então?

A dieta de detoxificação clássica, ou seja, feita por um profissional qualificado vai muito além do suco verde e não é sinônimo de dieta líquida. Ela compreende duas fases, sendo que a primeira tem a eliminação de itens que demandam maior trabalho do fígado (carnes, laticínios, glúten, industrializados, acúçar, alimentos de reação individualizada, adoçantes…) e a segunda parte tem uma restrição ainda maior (leguminosas, milho, farelo de arroz, ovo…), reduzindo bastante o aporte de proteína e demais compostos que podem atrapalhar o processo.

O processo de detoxificação pode demorar de 5 à 21 dias dependendo da necessidade identificada. Somente a eliminação dos alimentos não é suficiente para fazer a detoxificação. Retirar os alimentos, é reduzir a demanda de trabalho, mas para realmente eliminar compostos tóxicos é preciso de alimentos, nutrientes e fitoquímicos que estimulem a eliminação de substâncias nocivas pelo corpo.

Aí entram os tais alimentos detoxificantes sendo os principais o grupo das Brássicas (couve, repolho, couve flor, brócolis, couve de Bruxelas, nabo, rabanete), gengibre, cúrcuma, cebola, cítricos (limão, laranja), alho, aloe vera, dentro outros.

Alguns alimentos que ajudam a eliminar substâncias nocivas do corpo

A suplementação de um complexo de vitaminas, minerais e fitoterápicos neste período é essencial e deve ter a orientação de um nutricionista capacitado para prescrição individualizada, visto que as restrições alimentares são grandes e estes são essenciais para que o processo ocorra adequadamente.


DIFERENCIE

 

Dieta com caráter detoxificante
Há ingestão frequente e em boa quantidade de alimentos que estimula a detoxificação. A dieta tem perfil mais alcalinizante (é mais rica em legumes e verduras variados  crus, pobre em açúcar e industrializados e alimentos de alto índice glicêmico, tem moderado a baixo consumo de proteína animal, glúten e laticínios).

Programa de detoxificação
Compreende um processo de duas fases, onde há a restrição progressiva de variados tipos de alimentos, a suplementação de vitaminas, minerais e fitoquímicos. Pode durar de 5-21 dias e deve ter o acompanhamento de um nutricionista capacitado.


Eu preciso fazer uma detox?

A detoxificiação tem sido muito atrelada ao processo de emagrecimento, mas seu objetivo principal não é este. A detox pode ser auxiliar no emagrecimento, mas nunca se deve começar uma detoxificação clássica como primeira alternativa de tratamento, pois o corpo precisa estar preparado para eliminar adequadamente o que precisa, caso contrário, se torna mais tóxico ainda. No caso de emagrecer, é mais importante ter um dieta com caráter detoxificante e alcalinizante.

A detoxificação entra como demanda nos casos onde há uma intoxicação por compostos tóxicos, identificada por exames ou sinais e sintomas, como metais pesados (alumíno, chumbo, arsênico, níquel), agrotóxicos, compostos plásticos medicamentos ou excesso de alérgenos alimentares. Esta necessidade pode ser avaliada com base em sinais e sintomas e ser confirmada com exames de sangue ou mineralograma.

No processo de emagrecimento, pode ser interessante fazer uma detox quando se atinge um estágio de platô, após uma perda considerável de peso. Isso porque os compostos tóxicos tendem a se acumular no tecido adiposo do nosso corpo, e sempre que há a quebra deste tecido (emagrecimento) há, consequentemente, maior liberação desses compostos.

Emagrecer sem qualidade, só pensando em contar calorias pode aumentar a densidade de toxinas do seu corpo, dificultar a manutenção de peso e prejudicar a saúde.


Há riscos? Quais são?

O processo de detoxificação não apresenta riscos quando acompanhado de um profissional capacitado, mas caso contrário pode trazer malefícios de médio a longo prazo.

O processo de eliminar algo ruim do nosso corpo exige que haja a transformação das substâncias a serem eliminadas. Esta transformação acontece em duas etapas. Porém, na transformação da primeira para a segunda etapa o composto se torna ainda mais tóxico, e caso não haja nutrientes suficientes para completar o processo, se torna ainda mais danoso para o corpo, podendo a longo prazo estimula o desenvolvimento de câncer ou outras doenças inflamatórias.

 O suco verde está na moda, mas não só de suco verde vive a detoxificação


A detox é só pela alimentação?

Se fala muito da detox através da alimentação, mas temos que pensar que o sentimentos e ambientes tóxicos também nos intoxicam, igual ou até mais que maus alimentos, e assim como na alimentação é essencial eliminá-los ou reduzí-los.

Caso queira ler mais sobre o assunto, com embasamento científico veja os artigos abaixo.

Logo abrirão as inscrições para a próxima turma. Se inscreva abaixo na lista de espera para ficar sabendo.

Em caso de dúvidas, nos escreva no e-mail pririciardi@gmail.com 

Obrigada por se inscrever

Quero receber meu ebook Boa Digestão

Quero receber meu ebook
Boa Digestão

Todo ritual de beleza e cura começa por uma boa limpeza do corpo.

Não estamos falando de sucos detox, mas da garantia de uma boa digestão! Independente do que está buscando, esse é o primeiro passo que precisa dar para regular sua saúde!

O Ebook foi enviado no email cadastrado

Preencha com seus dados para receber mais informações

As informações sobre agendamento foram enviados por email