Reeducar o paladar

O primeiro passo pra mudar os hábitos alimentares e passar a gostar de comida saudável é reeducar o paladar. Sim, a gente pode ajustar nossos gostos!

Este é dos motivos pelo qual sou contra o uso descontrolado de adoçantes. Uma gotinha a mais (que pode ser até 1000x mais doce que o açúcar) e lá se foi mais um estímulo para seu paladar pedir coisas cada vez mais doces! Em paralelo deixará de saborear alimentos mais suaves como de frutas e verduras, e logo é provável que esteja adicionando adoçante no mamão papaya.

O mesmo acontece para alimentos salgados. Quanto mais sal você consome, mais sal precisa. E geralmente não só de sal, mas de açúcar também. É mais ou menos o ciclo do salgadinho com refrigerante. Algo super salgado pede algo super doce, que pede algo super salgado. No final das contas você está num ciclo vicioso e estará precisando mesmo é de água!

Três meses é o período aproximado que nosso paladar demora para se acostumar com um novo nível de sabor. Então tenha paciência e espere porque a mudança vai acontecer e será definitiva.

 

Aqui vão algumas dicas para passar por este processo são

 

Reduza progressivamente

Talvez seja dificil mudar radicalmente do dia pra noite, ou mesmo isso pode causar um efeito rebote. Então, comece reduzindo progressivamente, saindo um pouquinho da sua zona de conforto todos os dias. Se usa 2 col de açúcar no café comece com uma, adoça o suco, tente não adoçar, come chocolate ao leite, tente o meio amargo ou misture os dois. O mesmo com o sal, tente não adicioná-lo na comida pronta e assim por diante.

 

Experimento, experimente, experimente

Provar várias vezes um alimento pode ser necessário para passar a gostar dele. Primeiro porque alimento natural varia de sabor conforme a safra. Também tem a questão do preparo, não é qualquer um que consegue fazer legumes gostosos por exemplo.

Esse conceito é muito aplicado em crianças, mas também vale para os adultos. Se sugere prvar de 10-15x até certificar de que você realmente não gostou do sabor.

 

Misture sabores novos com antigos

Ao misturar algo que você gosta com algo que não gosta tanto seu cérebro formará uma associação positiva. É aquela tradicional mistura dos legumes no arroz por exemplo, ou de um pouco de queijo na salada, ou do espinafre no omelete. Vá fazendo diferentes associações no prato ao invés de comer o alimento novo como remédio. Você pode descobrir boas combinações e facilitar o processo

E quem tiver uma experiência para contar, deixe registrado aqui nos comentários! Pode ser um ótimo incentivo para outras pessoas.

No momento, o programa não está aberto. Caso queira se manter em contato com as novidades, cadastre-se em nossa lista.

Em caso de dúvidas, nos escreva no e-mail pririciardi@gmail.com 

Obrigada por se inscrever

Quero receber meu ebook Boa Digestão

Quero receber meu ebook
Boa Digestão

Todo ritual de beleza e cura começa por uma boa limpeza do corpo.

Não estamos falando de sucos detox, mas da garantia de uma boa digestão! Independente do que está buscando, esse é o primeiro passo que precisa dar para regular sua saúde!

O Ebook foi enviado no email cadastrado

Preencha com seus dados para receber mais informções

As informações sobre agendamento foram enviados por email