Ciclo das sementes para equilíbrio hormonal da mulher

Ciclo das sementes – o protocolo natural para regular hormônios da mulher

O ciclo das sementes é um protocolo natural que usa alimentos para regular os hormônios femininos – estrógeno e progesterona. Uso na minha prática clínica há anos e os resultados são excelentes!

Esses hormônios comandam nossa vida, desde a forma como nos sentimos, o formato do nosso corpo, funcionamento dos nossos órgãos, dentre tantas outras coisas.

Quando esses dois hormônios estão desregulados (algo beem comum!) temos sintomas como :

  • TPM (instabilidade emocional, cólica, sangramento excessivo, vontade exagerada de doce, ansiedade, retenção de líquido, dor nos seios, dor de cabeça, insônia)
  • ganho de peso fácil, principalmente no quadril e coxas
  • síndrome do ovário policístico
  • acne
  • ciclos irregulares (muito curto, muito longos ou ausência)
  • perda ou afinamento de cabelo
  • ansiedade
  • infertilidade
  • sintomas pré menopausa
  • tendência para câncer de seio, útero e ovário

Como fazer o ciclo das sementes ?

O ciclo das sementes consiste no rodízio de quatro sementes  – linhaça, abóbora, girassol e gergelim – ao longo do mês de acordo com a sua própria variação hormonal.

 

Fase 1 – Fase folicular

A primeira fase do seu ciclo hormonal é a fase folicular e começa no primeiro dia da menstruação e vai até aproximadamente o 14 dia (se você tem um ciclo de 28 dias).

Nesta fase, você deve consumir diariamente:

  • 1 col de sopa de semente de linhaça
  • 1 col sopa de semente de abóbora (sem casca)

Neste período hormonal, o hormônio predominante é o estrógeno. Porém tanto seu excesso quanto sua falta causam sintomas indesejados na mulher.

O excesso é conhecido como predominância estrogênica (muito comum!) e a falta pode acontecer em períodos de pré menopausa, síndrome do ovário policístico ou ausência menstrual (amenorréia).

O uso do ciclo das sementes vai ajudar nos dois casos, falta e excesso!

Observações: **Se você tem baixos níveis de estrógeno e está em idade fértil, a semente de linhaça deve ser reduzida ou eliminada.O aumento no consumo de ômega 3 nesta fase (em adequado balanço com fontes de ômega 6), melhora a saúde das membranas das células, permitindo a melhor sinalização dos hormônios, e reduz a inflamação, reduzindo os sintomas indesejados de TPM.

Fase 2 – Fase lútea

A segunda fase do seu ciclo hormonal é a fase lútea e começa após a ovulação (quando ela acontece), o que seria aproximadamente no 15 dia do ciclo (se você tem um ciclo de 28 dias).

Nesta fase, você deve consumir diariamente:

  • 1 col de sopa de semente de girassol (sem casca)
  • 1 col sopa de gergelim

O objetivo desta fase é estimular e manter a produção natural de progesterona. A progesterona é quem mantém a camada do útero “grossa” para uma possível fecundação. Quando isso não acontece, ela cai e promove a menstruação.

Mas, o que poucos sabem é que a progesterona é essencial para regular o humor, memória, ansiedade, inchaço, gasto calórico, tireóide e o excesso de estrógeno.  A progesterona também tem uma função de relaxante muscular, por isso seus níveis adequados reduzem cólicas menstruais e melhoram o funcionamento do intestino.

 

Para quem é indicado ?

O ciclo é indicado tanto nos casos de excesso quanto falta hormonal, por isso auxilia uma amplitude de situações e mulheres, como:

    • TPM (instabilidade emocional, cólica, sangramento excessivo, vontade exagerada de doce, ansiedade, retenção de líquido, dor nos seios, dor de cabeça, insônia)
    • ganho de peso fácil, principalmente no quadril e coxas
    • síndrome do ovário policístico
    • acne
    • ciclos irregulares (muito curto, muito longos ou ausência)
    • perda ou afinamento de cabelo
    • ansiedade
    • infertilidade
    • sintomas pré menopausa
    • tendência para câncer de seio, útero e ovário
    • se preparando para largar o anticoncepcional
    • com sinais de predominância estrogênica

Como consumir as sementes ?

As sementes devem ser consumidas torradas ou deixadas de molho, em qualquer momento do dia. Indico que a linhaça seja consumida batida em sucos ou na forma de farinha, para melhor absorção das lignanas.

Para quem não está menstruando, pode guiar o ciclo pelas fases da lua. Inicie a primeira fase com a lua cheia e a segunda fase com a lua nova.

 

Por que o ciclo das sementes funciona ?

Essas sementes guardam nutrientes indicados para cada um dos períodos em que são utilizados. Por isso, é simples e eficiente.

As sementes de linhaça tem alto nível de um nutriente chamado lignana, um fito hormônio, que se liga nos receptores de estrógeno, regulando seu excesso ou falta.

Sua ação secundária é sobre as bactérias do intestino, que convertem a lignana em enterolactona,  uma substância que bloqueia os receptores de estrógenos, impedindo o excesso de seu estímulo.

As sementes de abóbora tem um alto teor de zinco, mineral importante para formação de hormônios e prevenção da conversão de estradiol em estrona, esse último sendo uma forma de estrógeno mais indesejada.

A semente de girassol é rica em selênio e ácido linoleico. Ela vai auxiliar na manutenção de níveis adequados de progesterona após a ovulação, mantendo a fase lútea por tempo adequado.

O gergelim é rico em cálcio e tem efeito anti-inflamatório, o que ameniza as dores da menstruação. Ele também possui pequena quantidade de lignana, o que auxilia na modulação de estrógeno, já preparando para início do novo ciclo.

 

Por quanto tempo fazer ?

O indicado é fazer por pelo menos 3 ciclos para observar resultados consistentes, apesar de muitas mulheres relatarem melhora dos sintomas antes disso.

Não há contra indicações em fazer uso contínuo. Em alguns casos alguns ajustes precisam ser feitos, como aumentar a quantidade de uma semente e reduzir de outra. Só recomendo pausa durante a gestação.

As contra indicações são somente para aquelas que têm alergia à alguma das sementes ou não se sentem bem ao consumí-las. Nesse casos, alguns ajustes podem ser necessários.

 

Recebo com frequência relatos maravilhosos de mulheres que testaram o ciclo das sementes e tiveram ótimos resultados.

Se for o seu caso, por favor me escreva contando ou deixe seu comentário aqui embaixo. Vou adorar saber! E claro, aproveite para compartilhar o artigo com outras mulheres.

 

 

 

 

Logo abrirão as inscrições para a próxima turma. Se inscreva abaixo na lista de espera para ficar sabendo.

Em caso de dúvidas, nos escreva no e-mail pririciardi@gmail.com 

Obrigada por se inscrever

Quero receber meu ebook Boa Digestão

Quero receber meu ebook
Boa Digestão

Todo ritual de beleza e cura começa por uma boa limpeza do corpo.

Não estamos falando de sucos detox, mas da garantia de uma boa digestão! Independente do que está buscando, esse é o primeiro passo que precisa dar para regular sua saúde!

O Ebook foi enviado no email cadastrado

Preencha com seus dados para receber mais informações

As informações sobre agendamento foram enviados por email