O que é predominância estrogênica ?

hormone body type

Antes de te explicar o que é, vale a pena ver se você se identifica com estes sinais:

estrogen dominance

Se você se identificou com vários deles, muito provavelmente você tem um desequilíbrio hormonal chamado predominância estrogênica. Esse desequilíbrio acontece quando o nível de estrógeno supera o nível de progesterona no nosso corpo no momento que não deveria. Sei que tudo isso pode parecer confuso, apesar de impactar tanto nossa vida.

Mas calma, meu objetivo aqui é te ajudar com isso! Dá uma olhada na imagem abaixo!

 

ciclo menstrual

 

Isso seria uma variação hormonal natural da mulher ao longo do mês. Olha só como o estrógeno começa baixinho e vai subindo e depois da ovulação tem uma queda. Já a progesterona só é produzida se a gente ovula. Ou seja, se você toma anticoncepcional ou não ovula, não produz progesterona!

 

predominância estrogênica

Na predominância estrogênica o estrógeno sobe muito. É como uma grande montanha russa, fazendo com que a queda dele seja mais brusca e intensa! Ou seja, mais sintomas de desconforto! Geralmente quando ele está muito alta a progesterona está muito baixinha ou zerada!

O que causa a predominância estrogênica ?

Os principais disparos para esse desequilíbrio são:

  • Contaminação por plásticos  (água em garrafas plástica tem aumento de 50% da atividade estrogênica) e agrotóxicos
  • Estresse
  • Consumo de alimentos com alta concentração de estrógenos (laticínios, animais de grande porte)
  • Uso de anticoncepcionais
  • Baixa destoxificação
  • Deficiência de iodo
  • Alterações na tireóide
  • Sensibilidade genética*

*Por mais que a genética esteja sempre envolvida, ela só acontece ou piora quando os disparados ambientais coexistem. Por isso, mesmo com tendências genéticas, sempre podemos usar os hábitos de vida à nosso favor.

Por que pedras na vesícula, endometriose, ansiedade?

Quando o estrógeno fica mais tempo dominante no corpo ele estimula o crescimento de tecidos de forma exagerada. Por isso que quando em excesso ele  está ligado à endometriose, ao acúmulo de gordura no quadril e coxas e mesmo ao câncer de mama e útero.

Todo hormônio passa pelo processo de metabolização no fígado e eliminação pela vesícula e depois fezes. Quando há um excesso de hormônios, o fígado e vesícula ficam sobrecarregados. É como se houvesse mais conteúdo para ser diluído (hormônio) que solvente (bile). E por isso há mais chance de formação de pedras na vesícula.

Os hormônios têm uma ação direta nos nossos sentimentos e emoções. Por isso na TPM ou na gravidez nos sentimos diferentes. Quando estão desequilibrados, as variações são tão intensas que causam desequilíbrios. Quando o estrógeno predomina, a progesterona (o outro hormônio do nosso balanço feminino) tende estar muito baixa ou nem existir. Porém a progesterona é um hormônio ansiolítico (controla a ansiedade).Por isso, nesse caso há maior chance de se sentir ansiosa.

O que fazer para melhorar ?

Comece atuando nas principais causas existentes na sua vida. O trabalho da nutrição atua na modulação hormonal através do tratamento do intestino, modulação do estresse, otimização do trabalho do fígado, estímulo da produção de progesterona e redução dos estímulos para produção de estrógeno.

Você pode começar com algumas medidas simples:

  • Faça o ciclo das sementes (acesse o link para saber mais)
  • Inclua diariamente nos 15 primeiros dias do seu ciclo:
    • 1 col de sopa de semente de linhaça ao dia.
    • ½ xic de cenoura
    • 1 xic de brócolis levemente refogado (ou ⅓ xic de broto de brócolis)
    • 500ml de chá de folha de amoreira branca (acrescente 2 col sobremesa da folha em 500ml de água já quente. Abafe por 10min)

Veja essa receita do suco da mulher como opção para consumir a maioria desses itens

A linhaça inibe a ligação de estrógeno aos seus receptores, assim como o chá de folha de amora, e também impede que o estrógeno seja reabsorvido pelo intestino. A cenoura inibe a conversão do estrógeno em um estrógeno “ruim” (4-OH estrógeno). E o brócolis é o melhor detoxificante de estrógeno, pois possui o nutriente DIM que elimina o excesso do corpo.

 

*Se seguir essas orientações, não deixe de escrever seu depoimento aqui nos comentários! Vou adorar saber dos seus resultados e será um ótimo incentivo para outras pessoas aderirem à alimentação saudável como tratamento

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Como tratar a predominância estrogênica ?

Os resultados são sempre melhores quando associamos medidas conjuntas para a modulação hormonal.

O equilíbrio dos hormônios femininos depende muito de hábitos saudáveis de alimentação, equilíbrio de detoxificação, do sistema digestivo e intestino, modulação do estresse e do metabolismo do açúcar. Atuar em um deles ajuda, mas em todos eles ajuda muito e acelera a recuperação.

Caso queira se conhecer de forma mais profunda e fazer um tratamento mais completo, te convido para conhecer meu programa online – Ciclo das mulheres

 

32 comentários

    1. Estou fazendo o ciclo das sementes há um mês, já sinto a diminuição do inchaço e da TPM, sou muito grata por isso

    2. Estou fazendo o ciclo , esse foi o primeiro mês e senti menos dores na mama, tpm menos tensa, menos calor.

    3. Boa noite Priscila!
      Sou nutricionista e estou fazendo uma pesquisa sobre o estrogênio dominante. Você poderia me indicar uma bibliografia?
      Desde já agradeço e aproveito para te dar parabéns pelo seu trabalho. Magnífico!!!

      1. Oi Claudeci, aqui é da equipe da Pri. Espero que a esta altura você tenha conseguido as referências que precisava.

    4. Oi Pri.
      Parei o A/C em Dez do ano passado e ja faz uns 3 meses que estou fazendo o ciclo das sementes e identifiquei mtas coisas positivas.
      Mes passado meu ciclo durou 25 dias, e este mes estou com 30 dias ja e nada, sem menstruar (tenho historico minha vida toda com isso-solucao dos medicos sempre foi o anticoncepcional).
      Estou entendendo que minha producao de estrogeno é baixa, é isso mesmo?
      Devo eliminar no proximo ciclo a linhaca?
      Eqto nao menstruo, continuo com gergelim e girassol ou troco nos 28 dias independente?
      Se consumir mais que a colher de sopa diaria de cada uma faz mal?
      Mto obrigada por divulgar esses processos!

      1. Seria legal você entender se é um ovário policístico ou amenorreia hipotalamica. Como já fez por três e deu certo, continue com a linhaça.

      1. Olá, tudo bem? Aqui é da equipe de suporte da Pri. Primeiramente, pedimos desculpa pelo atraso. Espero que à essa altura você tenha conseguido aplicar o Ciclo das Sementes. Se não conseguiu, temos dois caminhos para te indicar:
        1) Siga o perfil Ciclo das Sementes, que postamos muitas dicas e respondemos dúvidas: https://www.instagram.com/ciclodassementes;
        2) Acesso o curso Alimentação Cíclica, com aulas que ensinam a aplicar o Ciclo das Sementes passo-a-passo, orientações com chás, dúvidas e muito mais (https://pririciardi.com.br/alimentacao-ciclica-e-ciclo-das-sementes/).
        Apesar do nosso atraso, espero que esteja em tempo de você se beneficiar deste protocolo maravilhoso.
        Com carinho,
        Equipe de suporte da Pri

    5. Tenho 60 anos,pos menopausa, sempre fui magra,tenho 1,73cm e peso hoje 77 kilos.Minha alimentação é quase cetogenica,carnes,laticinios moderado,gorduras boas,muita verduras, legumes e frutas moderadas, muita água,kefir de água, chucrute.. antes malhava pesado e hoje só caminhadas devido a problemas no fêmur..faço JI,não como à noite..mas vivo num stress permanente..não emagreço uma grama sequer.parece que tudo o que como, engorda.Até água. Preciso de orientação e ajuda .

      1. Olá, tudo bem? Aqui é da equipe de suporte da Pri. Primeiramente, pedimos desculpa pelo atraso. Espero que à essa altura você tenha conseguido aplicar o Ciclo das Sementes. Se não conseguiu, temos dois caminhos para te indicar:
        1) Siga o perfil Ciclo das Sementes, que postamos muitas dicas e respondemos dúvidas: https://www.instagram.com/ciclodassementes;
        2) Acesso o curso Alimentação Cíclica, com aulas que ensinam a aplicar o Ciclo das Sementes passo-a-passo, orientações com chás, dúvidas e muito mais (https://pririciardi.com.br/alimentacao-ciclica-e-ciclo-das-sementes/).
        Apesar do nosso atraso, espero que esteja em tempo de você se beneficiar deste protocolo maravilhoso.
        Com carinho,
        Equipe de suporte da Pri

    6. Boa tarde. Cheguei a sua página pesquisando a relação entre enxaqueca e estrogênio. Tenho dor de cabeça recorrente, com sintomas de crise de fígado (enjôo, dor atrás dos olhos, e ânsia de vômito ao sentir o cheiro de qualquer alimento gorduroso) sempre pelo 2o ou 3o dia de menstruação. Depois de muito me observar, percebi que se evitar alimentos gordurosos, especialmente carne vermelha, um pouco antes do período menstrual, os sintomas são reduzidos e adiados. Desde então, tenho a impressão de que no período menstrual meu fígado tem algo hormonal com que lidar que não permite que ele dê conta de alimentação gordurosa. (Quando passa esse período posso ir ao churrasco sem medo de ser feliz). Diante disso, tenho duas perguntas: 1. Minha hipótese faz algum sentido? (Todos os médicos que consultei até hoje desconsideraram essa relação). 2. Qual o valor das consultas, endereço de consultório e convênios que (e se) atende. (Pq eu não espero mesmo resolver a questão via comentários)

    7. Boa noite Pri.

      Gostei muito das dicas, irei testá-las. Creio que vão me ajudar muito. Eu li há uns dias um relato de uma naturopata americana falando sobre dominância estrogênica e confesso que fiquei meio em choque. Ela falava que o chocolate e frutas escuras possuem estruturas químicas semelhantes a do estrógeno e que o consumo deles alimentos tinha o mesmo efeito dos disruptores endócrinos. Eu consumo muito chocolate na forma de nibs e de cacau em pó sem glúten e lactose. Fiquei incomodada e preocupada com esse vídeo que assisti. Lendo artigos no pubmed, descobri que o chá e o cacau por exemplo são fitoestrogênio. Fiquei preocupada se posso estar tendo algum desbalanço jornal devido a esses alimentos. Já adotei hábitos alimentares muito melhores (consumo de orgânicos) e também praticamente aboli cosméticos mas todo esse esforço não será produtivo caso esse vídeo seja real. Poderia comentar algo sobre? Obrigada adoro suas dicas

      1. OI Patricia, os fitoestrógenos tem efeitos super benéficos na predominância estrogênica, pois minimizam o excesso de estrógeno. Eles tem efeito diferente dos disruptores, podem ficar tranquila

    8. Olá, Pri! Adoro suas publicações. Comecei este mês a fazer o ciclo das sementes e mudei 99% da minha alimentação. Todos os vegetais agora são orgânicos e tenho seguido tudo muito a risca! Estou da dúvida se estou com predominância estrogênica pois, desde de Dezembro tenho sentindo muitas dores nos seios (mesmo após a menstruação de Dezembro) e culminou com uma menstruação antecipada agora em janeiro na metade do meu ciclo (não chegando a ovular). Foi 8 dia após começar com o ciclo das sementes e mudança de hábito. As dores nos seios desapareceram. Mas sinto que agora, chegando próxima a minha nova ovulação sinto meios seios levemente sensíveis e uma cólica super leve. Todos essas queixas são sintomas da predominância estrogênica? Acredita que possa estar se regulando para os níveis normais? Obrigada!

      1. Olá, tudo bem? Aqui é da equipe de suporte da Pri. Primeiramente, pedimos desculpa pelo atraso. Espero que à essa altura você tenha conseguido aplicar o Ciclo das Sementes. Se não conseguiu, temos dois caminhos para te indicar:
        1) Siga o perfil Ciclo das Sementes, que postamos muitas dicas e respondemos dúvidas: https://www.instagram.com/ciclodassementes;
        2) Acesso o curso Alimentação Cíclica, com aulas que ensinam a aplicar o Ciclo das Sementes passo-a-passo, orientações com chás, dúvidas e muito mais (https://pririciardi.com.br/alimentacao-ciclica-e-ciclo-das-sementes/).
        Apesar do nosso atraso, espero que esteja em tempo de você se beneficiar deste protocolo maravilhoso.
        Com carinho,
        Equipe de suporte da Pri

    9. Estou me reiterando acerca do assunto em razão da reincidência de pólipos uterinos.

      1. Eu tb. Obrigada pelo post! Estou fazendo uma colondoscopia novamente pq tive pólipos a 5 anos atrás. Agora tenho q repetir os exames

    10. O uso de progesterona bioidêntica tem efeito na predomancia estrogenica? Eu usei pra tratar endometriose e melhorou muito os sintomas mas depois parei porque não queria ficar dependendo de hormônios.

      1. Olá, tudo bem? Aqui é da equipe de suporte da Pri. Primeiramente, pedimos desculpa pelo atraso. Espero que à essa altura você tenha conseguido aplicar o Ciclo das Sementes. Se não conseguiu, temos dois caminhos para te indicar:
        1) Siga o perfil Ciclo das Sementes, que postamos muitas dicas e respondemos dúvidas: https://www.instagram.com/ciclodassementes;
        2) Acesso o curso Alimentação Cíclica, com aulas que ensinam a aplicar o Ciclo das Sementes passo-a-passo, orientações com chás, dúvidas e muito mais (https://pririciardi.com.br/alimentacao-ciclica-e-ciclo-das-sementes/).
        Apesar do nosso atraso, espero que esteja em tempo de você se beneficiar deste protocolo maravilhoso.
        Com carinho,
        Equipe de suporte da Pri

    11. O que acha do uso do suplemento DIM. Moro nos EUA e é possível comprar em qq loja de suplementos.

      1. Olá, tudo bem? Aqui é da equipe de suporte da Pri. Primeiramente, pedimos desculpa pelo atraso. Espero que à essa altura você tenha conseguido aplicar o Ciclo das Sementes. Se não conseguiu, temos dois caminhos para te indicar:
        1) Siga o perfil Ciclo das Sementes, que postamos muitas dicas e respondemos dúvidas: https://www.instagram.com/ciclodassementes;
        2) Acesso o curso Alimentação Cíclica, com aulas que ensinam a aplicar o Ciclo das Sementes passo-a-passo, orientações com chás, dúvidas e muito mais (https://pririciardi.com.br/alimentacao-ciclica-e-ciclo-das-sementes/).
        Apesar do nosso atraso, espero que esteja em tempo de você se beneficiar deste protocolo maravilhoso.
        Com carinho,
        Equipe de suporte da Pri

    12. Oi Pri como contar o ciclo mestrual para começar fazer o clico das sementes.
      Fico confusa quando começar a contar.
      Pode me orientar?
      Grata
      At. te
      Elaine

      1. Olá, tudo bem? Aqui é da equipe de suporte da Pri. Primeiramente, pedimos desculpa pelo atraso. Espero que à essa altura você tenha conseguido aplicar o Ciclo das Sementes. Se não conseguiu, temos dois caminhos para te indicar:
        1) Siga o perfil Ciclo das Sementes, que postamos muitas dicas e respondemos dúvidas: https://www.instagram.com/ciclodassementes;
        2) Acesso o curso Alimentação Cíclica, com aulas que ensinam a aplicar o Ciclo das Sementes passo-a-passo, orientações com chás, dúvidas e muito mais (https://pririciardi.com.br/alimentacao-ciclica-e-ciclo-das-sementes/).
        Apesar do nosso atraso, espero que esteja em tempo de você se beneficiar deste protocolo maravilhoso.
        Com carinho,
        Equipe de suporte da Pri

  1. Ótimo post! Meu nome é Janine Schmitz. Eu estudo sobre disruptores endócrinos desde 2002. Aqui não falou dos cosméticos, produtos de higiene e limpeza, mas pelo que eu já pesquisei têm associação com os ingredientes químicos né?! Inclusive foi por causa dessas informações que abri a minha empresa Caule ecológicos, juntei num lugar opções mais saudáveis e sustentáveis.

  2. Estou usando Utrogestran, somente ele é capaz de tratar predominância estrogenica?

  3. Infelizmente só descobri isso agora. Passei a maior parte da minha vida sofrendo com hemorragias e TPM e nenhum ginecologista se preocupou. Esse assunto não era visto tanto como é agora na Internet. Isso acabou com a minha qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *