fbpx

O que é predominância estrogênica ?

Antes de te explicar o que é, vale a pena ver se você se identifica com estes sinais:

estrogen dominance

Se você se identificou com vários deles, muito provavelmente você tem um desequilíbrio hormonal chamado predominância estrogênica. Esse desequilíbrio acontece quando o nível de estrógeno supera o nível de progesterona no nosso corpo no momento que não deveria. Sei que tudo isso pode parecer confuso, apesar de impactar tanto nossa vida.

Mas calma, meu objetivo aqui é te ajudar com isso! Dá uma olhada na imagem abaixo!

 

ciclo menstrual

 

Isso seria uma variação hormonal natural da mulher ao longo do mês. Olha só como o estrógeno começa baixinho e vai subindo e depois da ovulação tem uma queda. Já a progesterona só é produzida se a gente ovula. Ou seja, se você toma anticoncepcional ou não ovula, não produz progesterona!

 

predominância estrogênica

Na predominância estrogênica o estrógeno sobe muito. É como uma grande montanha russa, fazendo com que a queda dele seja mais brusca e intensa! Ou seja, mais sintomas de desconforto! Geralmente quando ele está muito alta a progesterona está muito baixinha ou zerada!

O que causa a predominância estrogênica ?

Os principais disparos para esse desequilíbrio são:

  • Contaminação por plásticos  (água em garrafas plástica tem aumento de 50% da atividade estrogênica) e agrotóxicos
  • Estresse
  • Consumo de alimentos com alta concentração de estrógenos (laticínios, animais de grande porte)
  • Uso de anticoncepcionais
  • Baixa destoxificação
  • Deficiência de iodo
  • Alterações na tireóide
  • Sensibilidade genética*

*Por mais que a genética esteja sempre envolvida, ela só acontece ou piora quando os disparados ambientais coexistem. Por isso, mesmo com tendências genéticas, sempre podemos usar os hábitos de vida à nosso favor.

Por que pedras na vesícula, endometriose, ansiedade?

Quando o estrógeno fica mais tempo dominante no corpo ele estimula o crescimento de tecidos de forma exagerada. Por isso que quando em excesso ele  está ligado à endometriose, ao acúmulo de gordura no quadril e coxas e mesmo ao câncer de mama e útero.

Todo hormônio passa pelo processo de metabolização no fígado e eliminação pela vesícula e depois fezes. Quando há um excesso de hormônios, o fígado e vesícula ficam sobrecarregados. É como se houvesse mais conteúdo para ser diluído (hormônio) que solvente (bile). E por isso há mais chance de formação de pedras na vesícula.

Os hormônios têm uma ação direta nos nossos sentimentos e emoções. Por isso na TPM ou na gravidez nos sentimos diferentes. Quando estão desequilibrados, as variações são tão intensas que causam desequilíbrios. Quando o estrógeno predomina, a progesterona (o outro hormônio do nosso balanço feminino) tende estar muito baixa ou nem existir. Porém a progesterona é um hormônio ansiolítico (controla a ansiedade).Por isso, nesse caso há maior chance de se sentir ansiosa.

O que fazer para melhorar ?

Comece atuando nas principais causas existentes na sua vida. O trabalho da nutrição atua na modulação hormonal através do tratamento do intestino, modulação do estresse, otimização do trabalho do fígado, estímulo da produção de progesterona e redução dos estímulos para produção de estrógeno.

Você pode começar com algumas medidas simples:

  • Faça o ciclo das sementes (acesse o link para saber mais)
  • Inclua diariamente nos 15 primeiros dias do seu ciclo:
    • 1 col de sopa de semente de linhaça ao dia.
    • ½ xic de cenoura
    • 1 xic de brócolis levemente refogado (ou ⅓ xic de broto de brócolis)
    • 500ml de chá de folha de amoreira branca (acrescente 2 col sobremesa da folha em 500ml de água já quente. Abafe por 10min)

Veja essa receita do suco da mulher como opção para consumir a maioria desses itens

A linhaça inibe a ligação de estrógeno aos seus receptores, assim como o chá de folha de amora, e também impede que o estrógeno seja reabsorvido pelo intestino. A cenoura inibe a conversão do estrógeno em um estrógeno “ruim” (4-OH estrógeno). E o brócolis é o melhor detoxificante de estrógeno, pois possui o nutriente DIM que elimina o excesso do corpo.

 

*Se seguir essas orientações, não deixe de escrever seu depoimento aqui nos comentários! Vou adorar saber dos seus resultados e será um ótimo incentivo para outras pessoas aderirem à alimentação saudável como tratamento

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Como tratar a predominância estrogênica ?

Os resultados são sempre melhores quando associamos medidas conjuntas para a modulação hormonal.

O equilíbrio dos hormônios femininos depende muito de hábitos saudáveis de alimentação, equilíbrio de detoxificação, do sistema digestivo e intestino, modulação do estresse e do metabolismo do açúcar. Atuar em um deles ajuda, mas em todos eles ajuda muito e acelera a recuperação.

Caso queira se conhecer de forma mais profunda e fazer um tratamento mais completo, te convido para conhecer meu programa online – Ciclo das mulheres

ciclos da mulher

Formulário de inscrição da lista de espera

Obrigada por se inscrever

Quero receber meu ebook Boa Digestão

Quero receber meu ebook
Boa Digestão

Todo ritual de beleza e cura começa por uma boa limpeza do corpo.

Não estamos falando de sucos detox, mas da garantia de uma boa digestão! Independente do que está buscando, esse é o primeiro passo que precisa dar para regular sua saúde!

O Ebook foi enviado no email cadastrado

Preencha com seus dados para receber mais informações

As informações sobre agendamento foram enviados por email