fbpx
Escolha uma Página

Falta de libido: as fases da libido da mulher

A libido da mulher varia naturalmente ao longo do seu ciclo, e isso pode se tornar uma fonte de tensão entre casais: o conflito entre a libido das duas partes.

O ponto de partida para entender essa diferença é conhecer os aspectos fisiológicos, afinal o funcionamento natural do corpo é muito inteligente. Olhando por uma perspectiva puramente biológica, a libido ocorre como um estímulo à reprodução. A mulher é considerada fértil por um período de cerca de 6 dias ao longo de um mês.. Por outro lado, os homens teoricamente estão férteis o tempo todo.

A libido feminina está intimamente ligada ao aumento de estrógeno e testosterona, e tende a variar assim ao longo do ciclo:

😰Período da menstruação e logo antes dela: hormônios estão com níveis baixos, o que tende a reduzir o desejo sexual. Porém, as terminações nervosas da região vaginal estão mais sensíveis pelo aumento do fluxo sanguíneo no local. Por isso, algumas mulheres podem sentir aumento da libido neste momento. Se você nunca tem libido, pode ser um sinal que seus hormônios estão baixos (baixa testosterona, amenorreia ou menopausa);

🥳Fim da menstruação/fase folicular: o nível de estrógeno no corpo começa a subir. Se os hormônios estão ajustados, você tende a se sentir mais energizada e começa a ter um aumento da libido. Se seu ritmo hormonal estiver ajustado, geralmente, este aumento também é acompanhado de um aumento do muco cervical;

💋Fase ovulatória: este é o momento de pico da libido, que pode durar de 2-3 dias, devido ao pico do estrógeno e testosterona. O corpo não é bobo, você está com todos os fatores favoráveis para a reprodução! Aproveite o momento e se não estiver planejando ter filhos, previna-se.

🤔Fase lútea: neste período você já ovulou, já passou a oportunidade de reprodução, então há uma tendência do corpo de não estará mais tão afim de sexo. Os níveis de hormônios estão caindo e a menstruação está chegando. Você está mais sensível ao estresse. Pode ser que você se sinta mais atraída pela barra de chocolate do que pelo seu parceiro/parceira.

O que será que pode estar acontecendo se você não consegue perceber esses fenômenos contigo?

As variáveis são muitas e seria difícil analisar o seu caso com precisão. No entanto, vamos observar dois extremos:

💃Sempre tenho muita libido! A libido constante pode acontecer devido ao aumento de um tipo de testosterona, o DHT, o que pode acontecer nas mulheres e homens. . Ter este hormônio muito alto não é benéfico, e pode ser a causa de queda de cabelo, afinamento do cabelo, acne na região da mandíbula ou aumento de oleosidade no corpo e maior chance para o câncer de próstata em homens .O principal motivo para isso é alteração na glicemia/insulina e falta de zinco.

😕Nunca tenho libido, mesmo meus hormônios parecendo ajustados. Verifique se seus hormônios estão muito baixos, geralmente ocorre também um ressecamento da vagina. Vale avaliar também se você não está num momento tão mental, racional, que o sangue nem consegue “descer da cabeça para pelve”. O estresse impacta bastante na nossa produção hormonal.

Tem outro caso que precisa ser realçado: o uso de anticoncepcionais impacta fortemente no  bloqueio da libido ao longo do ciclo. 

Se os conflitos de libido ainda te assombram, dê uma olhada no artigo de estratégias de libido e lubrificação vaginal. Se a dificuldade for de se perceber e entender seu ciclo, baixe o ebook gratuito do Ciclos das Sementes aqui, para entender melhor seu ciclo.

Se já conhece, deixa aqui embaixo sua experiência, conte como foi para ti. Se está começando, volta depois e nos conta. Te esperamos por aqui.

Formulário de inscrição da lista de espera

Obrigada por se inscrever

Quero receber meu ebook Boa Digestão

Quero receber meu ebook
Boa Digestão

Todo ritual de beleza e cura começa por uma boa limpeza do corpo.

Não estamos falando de sucos detox, mas da garantia de uma boa digestão! Independente do que está buscando, esse é o primeiro passo que precisa dar para regular sua saúde!

O Ebook foi enviado no email cadastrado

Preencha com seus dados para receber mais informações

As informações sobre agendamento foram enviados por email

Formulário para receber e-book grátis

Obrigada por se inscrever

Formulário de inscrição no aulão gratuito Saúde Mitocondrial

Obrigada por se inscrever

Formulário de inscrição da lista de espera

No momento não estamos com inscriçõs abertas. Deixe seu email que te avisamos assim que abrirmos.

Obrigada por se inscrever