fbpx
Escolha uma Página

Cólicas: soluções naturais para acabar com as dores menstruais

A dor que vem com a menstruação serve para nos lembrar que algo está machucando nosso corpo. E o que geralmente se usa para cólicas? Anti-inflamatórios. Por dedução lógica, entendemos que a cólica é resultado de inflamação no corpo. Portanto, para tratar cólicas precisamos tratar o que nos inflama.

Quando o sangue que se acumulou na parede do útero ao longo do mês começa a descamar (menstruação), os fatores inflamatórios que estavam acumulados nele são liberados, estimulando o útero a se contrair e ter cãimbras.
Por isso, utilizar anti-inflamatórios quando já está com dor, pode não resolver. Afinal, as substâncias inflamatórias já foram acumuladas.

Na medicina indiana ayurveda, as inflamações são ligadas ao excesso de pitta. Pitta é um perfil biológico (dosha), caracterizado por quem tem o perfil competitivo, que não se permite parar e é super exigente com os outros e consigo. Pessoas com perfil pitta podem ter um perfil favorável para cólicas.

O caminho é seguir uma alimentação que regule a insulina, controle a inflamação e use nutrientes que relaxem o corpo, além de permitir mais momentos de tranquilidade no seu período pré menstrual. Controlar o estresse via alimentação, e principalmente mudança de hábitos é essencial.

O desequilíbrio da insulina, causado pelo excesso de açúcar, farinhas, alimentos brancos, é um grande inflamador! Alimentos industrializados, sem nutrientes com gorduras hidrogenadas e laticínios também. Combinado com o estresse, a inflamação é potencializada.
Para evitar cólicas, o ideal é incluir cuidados e mudanças de hábitos o mês todo ou pelo menos duas semanas antes da menstruação e não no momento da cólica. Se não adianta muito trabalhar no momento que já está com dor, pois a exacerbação do processo inflamatório já foi instalado, a dica é implementar mudanças de forma mais firme pelo menos 2 semanas antes da menstruação.

Anote essas dicas para uma melhora poderosa nas tuas dores de cólica menstrual:

🍵 Inclua 3 xícaras ao dia de chá de gengibre com camomila ou erva doce pelo menos 2 semanas antes da menstruação;

🍫 Inclua 30-50g de chocolate amargo (70% ou mais) sem leite, sem gordura vegetal ou gordura anidra de leite;

☕ Reduza o café: tome só pela manhã, até 100ml ou troque por chá verde ou mate. Dependendo da sua sensibilidade, talvez você precise retirar totalmente;

💃🏽 Se exercite ao longo do mês e não deixe de se movimentar no período pré menstrual e menstrual. Quanto melhor a circulação do sangue, mais ajudamos a reduzir o processo inflamatório (sem exageros, mas sem sedentarismo);

🥛Evite laticínios pelo menos 2 semanas antes da menstruação. Troque o leite por algum leite vegetal ou chá, troque os lanches com iogurte por castanhas e minimize ao máximo o consumo de queijo (desafiante, não acha?). Troque a pizza por comida Thai ou japonesa por exemplo;

🌻 Comece o ciclo das sementes! Quando você tem um equilíbrio hormonal (entre o estrógeno e progesterona) você tem menos cólicas e sintomas pré menstruais. O ciclo das sementes é uma técnica super simples de incluir 4 sementes ao longo do seu ciclo menstrual. Baixe o ebook agora pra começar;

💪🏼 Não enrolem pra começar, vale a pena! Me conte aqui, qual desses é mais fácil e o mais difícil para mudar.

Quer saber mais sobre seu corpo e ter ferramentas para cuidar dele ao longo da vida? Conheça o CICLOS DA MULHER. Algumas alunas do curso online sentiram redução de dores no corpo após apenas alguns dias de mudança alimentar.

E você, já conseguiu fazer relação das suas mudanças alimentares ou estresse com suas cólicas?

Formulário de inscrição da lista de espera

Obrigada por se inscrever

Quero receber meu ebook Boa Digestão

Quero receber meu ebook
Boa Digestão

Todo ritual de beleza e cura começa por uma boa limpeza do corpo.

Não estamos falando de sucos detox, mas da garantia de uma boa digestão! Independente do que está buscando, esse é o primeiro passo que precisa dar para regular sua saúde!

O Ebook foi enviado no email cadastrado

Preencha com seus dados para receber mais informações

As informações sobre agendamento foram enviados por email

Formulário para receber e-book grátis

Obrigada por se inscrever

Formulário de inscrição no aulão gratuito Saúde Mitocondrial

Obrigada por se inscrever

Formulário de inscrição da lista de espera

No momento não estamos com inscriçõs abertas. Deixe seu email que te avisamos assim que abrirmos.

Obrigada por se inscrever