O que causa cólica e sintomas pré-menstruais?

Mulheres, vocês precisam entender alguns dos sinais que a sua menstruação está te dando e você está achando que é normal, que faz parte da vida feminina. Mas, na verdade, são sinais de desequilíbrios!

Vou te contar sobre alguns:

Cólicas

É um sintoma inflamatório. Se você tem cólica repetidamente, priorize maior aporte de alimentos anti-inflamatórios (como por exemplo, gengibre) e retire os alimentos que atrapalham, como alimentos refinados, óleos vegetais refinados, gordura animal, álcool e açúcar. Você pode fazer a retirada dos alimentos rigidamente, isto é, a retirada total ou, se tiver dificuldades, faça a retirada ao menos na fase lútea (1-2 semanas antes da menstruação). Também vale caprichar mais nos alimentos ricos em potássio como a banana, melão e água de coco. 

(Tem um artigo no blog só sobre soluções naturais para cólica).

Menstruação com coágulos ou sangue escuro e escasso

Mostra uma dificuldade do sangue em fluir e um aumento de fatores coagulantes no corpo. Neste caso, procure estimular o trabalho e limpeza do fígado (uma erva que adoro é o dente de leão) e reduzir alimentos como álcool e café (fiz um post sobre café e sua relação com os hormônios femininos, dê uma olhada lá depois, se te interessar).

TPM com alterações de humor e desejo por alimentos

Podem estar relacionados a deficiência de cálcio/magnésio e da vitamina B6. Um ponto de atenção é se você consome uma dieta muito rica em proteína, que em excesso aumenta a necessidade desses 3 nutrientes. Nesse caso, não podem faltar os vegetais verde escuros (em boa quantidade), o gergelim, a semente de girassol, amêndoas, farelo de aveia.

Sintomas durante o ciclo menstrual

  • Dores de cabeça: inflamação, intolerâncias alimentares, necessidade de limpeza (detoxificação);
  • Depressão/vontade exagerada de doce: trabalhar o intestino, repor nutrientes, manter mais estáveis os níveis de estrógeno;
  • Ansiedade: equilibrar a produção de progesterona, trabalhar o intestino, ajuste do consumo de aminoácidos e flutuações de estrógeno e vitaminas do complexo B;
  • Dor nos seios: regular o consumo de iodo e ajustar os níveis de estrógeno e progesterona.

Seu corpo está se comunicando contigo e você precisa ajudá-lo a encontrar o equilíbrio!

Se você quer aprender mais como os alimentos interagem com seus hormônios e como usar protocolos de nutrição terapêutica podem ajudar a equilibrá-los, conheça Ciclos da Mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *